Bateria

A bateria é o coração pulsante da Escola de Samba, como costumamos dizer. Nenhuma Escola de Samba funciona sem o som contagiante da bateria. É ela que leva a emoção, o ritmo para dar vida a uma Escola de Samba. O ritmo que mais tarde deu o início a bateria teve o seu começo dentro das senzalas acompanhando o canto lamento de um povo sofredor.

Depois da libertação dos escravos, muitos destes, livres do sofrimento, vieram do interior para São Paulo, e conheceram outros instrumentos, formando assim outro tipo de bateria. Nesses novos conjuntos havia bandolim, trombone, violão, clarinete, chocalho e pandeiro. Quando houve a nova regulamentação para as Escolas de Samba, foram eliminados todos os instrumentos de sopro e corda, entrando em seu lugar somente instrumentos de percussão, o que prevalece até hoje.

A Bateria, na Escola de Samba é o grupo que sustenta, com vigor, o ritmo e o andamento (cadência) propostos para o desfile. A Bateria de uma Escola de Samba é formada por dois grupos de instrumentos. São considerados instrumentos básicos: Surdos, Caixas, Repiques, Tamborins e Chocalhos. Todos os demais instrumentos são considerados instrumentos complementares.


BATERIA CHAPA QUENTE

 

 

Para o Carnaval 2018, a Bateria Chapa Quente da Mocidade Unida da Mooca será regida por Mestre Caik Mano, “prata da casa”, que irá para o 4º ano seguido como mestre da escola. Em seu currículo, contabiliza passagens como ritimista  pelas escolas de samba, Acadêmicos do Tatuapé, Perola Negra, Mancha Verde e Acadêmicos do Tucuruvi, além de desfilar pela Mangueira no último Carnaval, quando a verde e rosa trouxe duas baterias para a Sapucaí.

Sua diretoria é composta por:

  • Lucas
  • Flavião


ESCOLINHA CHAPA QUENTE

Durante três meses, a Bateria Chapa Quente teve o processo de escolinha e formação de novos ritmistas. Com o constante trabalho e divulgação de toda diretoria da bateria, tivemos mais de 120 inscrições e promoção de cerca de 20 novos ritmistas para a bateria oficial Chapa Quente, que dará o ritmo no desfile oficial no Anhembi em 2018.

Quer entrar em contato com nosso ritmo Chapa Quente?

Mande e-mail para bateria@mocidadeunidadamooca.com.br